Lembra do papo de que “O futuro é o Metaverso”? Pois é, muita gente caiu nessa conversinha e agora a gente tem só a verdade com o distanciamento do tempo. A ideia não era tão revolucionária assim.
A tecnologia pouco acessível, complexa e CARA está mostrando o que qualquer um que não caia no papo de bilionário espero fala. O que movimentou toda uma indústria que estava empolgada com a WEB 3.0, cripto moedas e as tristes NFT de macacos.
A Microsoft, veja você, demitiu todo o seu time de Metaverso – pensado para treinamento em indústria e coisas do tipo – porque não viu futuro no projeto. Já que os custos de implementação e desenvolvimento não seriam exequíveis, tendo em vista as possibilidades de acesso no momento.
Fazendo assim voltar suas atenção à integração dos seus produtos ao ChatGPT(que está dando o que falar na indústria) e à HoloLens, que funciona como um tipo de realidade aumentada(tipo Pokémon aparecendo na tela do seu celular e interagindo como cenário que a sua câmera capturou) e que tem evoluído bastante nos últimos anos.
Mais um balde de água fria para o ousado projeto do Marquinho. Mas quem sabe uma oportunidade para um novo destino? Já que é mais fácil a gente desenvolver tecnologias que já existem e que podem ser expandidas(realidade aumentada) e até novas, mas que seu custo de implementação é mais baixo e a curva de aprendizado menor(ChatGPT).